Visual Studio Mobile Center – Primeiras impressões

Padrão

Fala Jovem!

Hoje vim contar as minhas experiências e opinião sobre o Visual Studio Mobile center Preview ou Mobile Center (MC).  Nas últimas semanas estive fazendo alguns testes no MC e confesso que ele será uma grande ferramenta para os desenvolvedores mobile. Pois podemos criar, testar, distribuir, monitorar seus aplicativos e adicionar facilmente um backend no Azure.

A Microsoft  diz: “O Visual Studio Mobile Center é a próxima geração do HockeyApp e do Xamarin Test Cloud”. Eu concordo plenamente. Como usuário do HockeyApp, Xamarin Insights e Test Cloud posso dizer que o MC veio para melhorar e expandir esse modelo de Cloud Mobile para desenvolvedores. Pois o MC unifica os vários serviços necessários para a criação de um app em apenas uma plataforma. Plataforma essa que permite de forma intuitiva automatizar o ciclo de vida do seu App.

Mas tenha em mente que é um versão preview, e até a metade de 2017 deve estar em produção. Ou seja, Muita coisa pode mudar e melhorar!

Eu conectei minha conta do GitHub e peguei alguns projetos de teste do CocosSharp para rodar no MC.

Após o login, na primeira tela clique em add app.

Na tela seguinte de o nome e descrição do seu app. Defina a plataforma e tecnologia. No meu caso Android com Xamarin.

Seremos levados para um tela com os serviços para nosso app.

Build

Quando eu clico na opção Build ele já lista os meus projetos do GitHub  (Minha autenticação no MC é feita pelo gitHub.)

Basta clicar no seu repositório para vincular ao nosso App.

Clicando no repositório pode definir o brach para o Build.

Agora já posso fazer um build, clicando em Build Now. O bacana é que podemos fazer todo o processo de build na Nuvem, em outras palavras se a sua máquina não tem um hardware muito potente essa poderá ser uma boa opção para seus testes. Além de o MC mostrar todo o processo de build em um log que é possível baixar posteriormente.

Test

Na aba de teste é possível testar seu app em vários dispositivos. Aqui é muito similar o Xamarin Teste Cloud. Essa opção de testar seu app em vários dispositivos é muito bacana. Por exemplo, posso testar meu app no Google Pixel, que ainda nem foi lançado no Brasil.

Tables

Aqui você irá precisar ter uma conta no Microsoft Azure. Basicamente teremos o Easy Tables. Em breve devemos falar mais dele aqui no blog.  De forma bruta podemos afirmar:

“O Easy Tables no Azure Mobile Apps, é um recurso baseado em OData CRUD APIs, ou seja, basicamente uma forma de implementar operações CRUD sem necessariamente escrever código no seu backend para armazenando dados diretamente no SQL Azure.”

Identity

De forma simples podemos ter algumas opções de autenticação para o nosso app. Como o Twitter.

Crashes e Analytics 

Nessas duas opções vamos preciso colocar o SDK do Mobile Center e nosso app e assim monitorar diversas informações do comportamento do usuário frente ao nosso app. Temos até um dashboard. A inclusão do sdk é simples pois é via um pacote nuget.

Para finalizar, posso dizer que o Mobile Center será uma ferramenta indispensável no desenvolvimento de apps. É fantástica a integração que a Microsoft está fazendo nos serviços Xamarin e Microsoft Azure. Sem contar, que estarmos em uma interface simples e intuitiva.

Se você gostou acesse https://www.visualstudio.com/pt-br/vs/visual-studio-mobile-center/ e crie uma conta para fazer seus testes ainda hoje.

Forte Abraço.

Marcos Hitanael Barchiki dos Santos

 

Um comentário sobre “Visual Studio Mobile Center – Primeiras impressões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *